sábado, 6 de agosto de 2011

Você já ouviu falar dos vinhos supertoscanos?

Você já ouviu falar dos vinhos supertoscanos?

Termo surgiu em 1944, quando um nobre fez a bebida sem seguir os padrões e alcançou ótima qualidade

José Luiz Borges

Enoteca Jovem Pan

Você já ouviu falar dos vinhos supertoscanos?

Divulgação

José Luiz BorgesPodcast
O termo “supertoscano”, tão falado como mal compreendido, foi criado pela mídia especializada para designar certos tipos especiais de vinhos toscanos, explica o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers, José Luiz Borges, consultor da Jovem Pan.
“Na Toscana, principalmente, na região do chamado Chianti Classico, entre Siena e Florença, a lei na metade do século XX previa que os vinhos fossem feitos com quatro variedades de uva: Sangiovese e Canaiolo (tintas) e Malvasia e Trebbiano (brancas).
Em 1944, um nobre da região, o marquês Incisa della Rochetta, resolveu fazer um vinho para consumo próprio, em uma região mais costeira, Bolgheri. Esse vinho não era feito com nenhuma daquelas quatro uvas, mas, sim, com a uva francesa Cabernet Sauvignon, fora da região demarcada.
Pela lei italiana, esse vinho não podia ser chamado Chianti Classico e era considerado um vinho de mesa. Só que, como esse vinho era excepcional, os críticos especializados deram o nome de supertoscano por não ser feito de acordo com as regulamentações legais, mas ter excelente qualidade”. Ouça o comentário completo.
Tags: vinho supertoscano, vinhos supertoscanos, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers, José Luiz Borges

Fonte: LINK
http://jovempan.uol.com.br/opiniaojovempan/consultores/2011/08/voce-ja-ouviu-falar-dos-vinhos-supertoscanos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WINE BLOGGER´S CONFERENCE. . .

The European Wine Blogger’s Conference is announcing its 2010 location in Vienna, Austria, on October 22-24! winebloggersconference.org

Veja no . . . www.bilibio.com.br

"O que está certo ainda supera o que é direito."
Menandro

Use a nossa parceria logophonne . . .

APAREÇA . . .

Conheça um pouco dos Vinhos DelRei






Fruto de um passado

Descendentes de italianos, Victório Scopel e sua família, deixaram o norte da Itália no final do século XIX e vieram para o Brasil embalados no sonho de uma vida melhor. Trouxeram consigo apenas alguns pertences, mas muita fé e determinação. De lá, veio também a arte e a tradição de transformar a uva em vinho. Das rústicas ?bordolezas? do velho porão construído com pedras, a Família Scopel foi aprimorando sua arte e paixão pelo vinho.

Em 1985, ?la piccola cantinetta?, estrutura-se em moldes empresariais, passando a denominar-se Vinícola São Luiz - Vinhos Del Rei, dando início a uma história de sucesso e de grandes conquistas. Atualmente a vinícola tem capacidade de produzir mais de três milhões de litros de vinho e de outras bebidas derivadas da uva como sucos, coolers, espumantes, frisantes e vinagres, atendendo diversos segmentos do mercado em vários estados do país. O parque fabril localiza-se no interior do município de Caxias do Sul - RS com uma área construída de 5.000m². Conta com equipamentos de última geração, mesclando modernos processos tecnológicos à mão-de-obra familiar, o qual evidencia os valores herdados no passado pela Família Scopel e faz dos Vinhos Del Rei nobres na qualidade e peculiares na tradição.

Missão

Produzir vinhos e bebidas derivadas que atendam e satisfaçam os consumidores mais exigentes, assegurando sempre uma constante qualidade através do tempo.

Visão

Buscar inovar, modernizar e ser reconhecido, respeitando as tradições, os consumidores e o meio ambiente.





Um pouco sobre os vinhos

Refletindo marcas da cultura, história e da região de seu cultivo, o vinho traz consigo diversos prazeres e aprendizados. Ao provar de uma taça, podemos apreciar não só seus sabores e aromas, como também traços de um lugar e um momento no tempo. Assim, podemos ter a certeza de novos prazeres a cada garrafa, pois não há um vinho igual a outro.

Há diversas variáveis envolvidas na produção de um vinho. O terroir refere-se à combinação resultante do local em que são plantadas as uvas, como o relevo, o solo, o clima e a umidade. Tais fatores produzem variações nas características dos frutos, que podem ser mais ou menos doces, úmidos, aromáticos, etc.

A cepa é o tipo de uva, seja ela tinta ou branca. Entre as cepas também são encontradas grandes variações de sabor e aroma e é possível fazer um vinho de um tipo específico de uva (varietal) ou com misturas (cortes).

Além disso, temos também as variações de época da colheita, processos para a vinificação, tempo de envelhecimento... e tudo isso faz com que as combinações sejam infinitas.

Dessa forma, aproveite cada taça, pois é um momento único que deve ser apreciado plenamente.

VINHOS PERSONALIZADOS . . .

VINHOS PERSONALIZADOS . . .
. . . SÃO UMA TENDENCIA DE MARKETING . . .

Um bom vinho é sempre recomendável . . .

Um bom vinho é sempre recomendável . . .
MAS UMA LINDA MENSAGEM EMOCIONA . . .

VEJA NO BILIBIO.COM.BR

Um pensamento:
"O homem mais rico do mundo é aquele que ainda guarda o primeiro amigo que fez."