quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SOMELIER - REGULAMENTADA A PROFISSÃO (do ESTADO.COM.BR)

Sommelier de carteirinha



Felipe Rau/AE

"A sommelière Daniela Bravin"
Há alguns anos seria impensável retratar um sommelier como este ao lado: mulher e sem uniforme (sem mencionar as tatuagens). Não existia um profissional do vinho assim, com as características da sommelière Daniela Bravin, em lugar nenhum do mundo. Sommelier era aquele sujeito empolado, que vestia casaca, circulava pelo salão de restaurantes sofisticados com um taste-vin pendurado no pescoço e se dirigia ao cliente com absoluta formalidade.

Hoje os restaurantes estão mais descontraídos, os clientes não querem mais saber de se comportar à mesa como se estivessem na missa. E o perfil do sommelier também mudou. Bem, o novo estilo, mais afável, também se explica pelo peso que adquiriu a venda de brancos e tintos nos restaurantes: os vinhos representam 30% de seu faturamento.

Com tamanho estímulo, profissionais contratados para lidar com a bebida estão se multiplicando por todo o País. Não existem números oficiais, mas o crescimento da profissão nos últimos três anos pode ser medido pelos frequentadores do curso profissionalizante da Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo: há três anos havia 20 alunos; hoje são 400.
Lia mais no link fonte
http://estadao.br.msn.com/cultura/sommelier-de-carteirinha

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Conheça um pouco dos Vinhos DelRei






Fruto de um passado

Descendentes de italianos, Victório Scopel e sua família, deixaram o norte da Itália no final do século XIX e vieram para o Brasil embalados no sonho de uma vida melhor. Trouxeram consigo apenas alguns pertences, mas muita fé e determinação. De lá, veio também a arte e a tradição de transformar a uva em vinho. Das rústicas ?bordolezas? do velho porão construído com pedras, a Família Scopel foi aprimorando sua arte e paixão pelo vinho.

Em 1985, ?la piccola cantinetta?, estrutura-se em moldes empresariais, passando a denominar-se Vinícola São Luiz - Vinhos Del Rei, dando início a uma história de sucesso e de grandes conquistas. Atualmente a vinícola tem capacidade de produzir mais de três milhões de litros de vinho e de outras bebidas derivadas da uva como sucos, coolers, espumantes, frisantes e vinagres, atendendo diversos segmentos do mercado em vários estados do país. O parque fabril localiza-se no interior do município de Caxias do Sul - RS com uma área construída de 5.000m². Conta com equipamentos de última geração, mesclando modernos processos tecnológicos à mão-de-obra familiar, o qual evidencia os valores herdados no passado pela Família Scopel e faz dos Vinhos Del Rei nobres na qualidade e peculiares na tradição.

Missão

Produzir vinhos e bebidas derivadas que atendam e satisfaçam os consumidores mais exigentes, assegurando sempre uma constante qualidade através do tempo.

Visão

Buscar inovar, modernizar e ser reconhecido, respeitando as tradições, os consumidores e o meio ambiente.





Um pouco sobre os vinhos

Refletindo marcas da cultura, história e da região de seu cultivo, o vinho traz consigo diversos prazeres e aprendizados. Ao provar de uma taça, podemos apreciar não só seus sabores e aromas, como também traços de um lugar e um momento no tempo. Assim, podemos ter a certeza de novos prazeres a cada garrafa, pois não há um vinho igual a outro.

Há diversas variáveis envolvidas na produção de um vinho. O terroir refere-se à combinação resultante do local em que são plantadas as uvas, como o relevo, o solo, o clima e a umidade. Tais fatores produzem variações nas características dos frutos, que podem ser mais ou menos doces, úmidos, aromáticos, etc.

A cepa é o tipo de uva, seja ela tinta ou branca. Entre as cepas também são encontradas grandes variações de sabor e aroma e é possível fazer um vinho de um tipo específico de uva (varietal) ou com misturas (cortes).

Além disso, temos também as variações de época da colheita, processos para a vinificação, tempo de envelhecimento... e tudo isso faz com que as combinações sejam infinitas.

Dessa forma, aproveite cada taça, pois é um momento único que deve ser apreciado plenamente.

VINHOS PERSONALIZADOS . . .

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. . . SÃO UMA TENDENCIA DE MARKETING . . .

Um bom vinho é sempre recomendável . . .

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Um pensamento:
"O homem mais rico do mundo é aquele que ainda guarda o primeiro amigo que fez."